segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Neoliberalismo acabou?!?!

Eu me pergunto, ou melhor pergunto aos meus amigos liberais, citando Drummond, "E agora José?"

Abaixo, matéria da Folha de São Paulo (original aqui)

Estatização nos EUA é "o enterro do neoliberalismo", diz Maria da Conceição Tavares

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

A economista Maria da Conceição Tavares afirmou hoje que a intervenção do governo dos EUA nas duas maiores empresas de hipotecas do país representa o "enterro do neoliberalismo".

Ontem, o governo norte-americano anunciou uma ajuda de até US$ 200 bilhões para as gigantes hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac. Essa é a maior intervenção do governo dos EUA para evitar uma crise sistêmica na economia.

"É fantástico o país mais liberal do mundo ter de estatizar. É o enterro do neoliberalismo de uma maneira trágica", afirmou Maria da Conceição.

A economista comparou a operação ao Proer, programa de socorro a instituições financeiras realizado no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Custou uma fortuna", afirmou, em relação à intervenção dos EUA. "O nosso Proer foi mais baratinho."

O ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira afirmou também que a intervenção é "o fim do neoliberalismo". Segundo ele, a crise deve provocar o ressurgimento de uma nova onda desenvolvimentista, como ocorreu após a crise de 1930, com maior participação do Estado na economia.

"Essa crise marca o fim da onda neoliberal", afirmou. "É fundamental que haja uma intervenção do Estado."

Bresser defendeu uma complementação entre a intervenção do mercado financeiro e do Estado na economia. Disse também que a situação seria pior caso não houvesse uma intervenção mais forte do banco central dos EUA na economia do país nesse momento.

Nenhum comentário: