Há alguns dias atrás nossa imprensa burguesa em sua saga anti-MST publicou uma notícia falaciosa, como eles tem uma opção de classe definida, mostram apenas o próprio lado, eis aqui o que diz o outro lado:
"Carta de Esclarecimento da ANCA aos Amigos e Entidades Parceiras da REFORMA AGRÁRIA.
Hoje, dia 28 de março de 2008, no Jornal O Globo, saiu uma reportagem difamando o trabalho de Alfabetização da ANCA acusando-a de desvios de recursos públicos.
Queremos esclarecer aos nossos amigos e parceiros, que a MATÉRIA é MENTIROSA, assim como a fiscalização feita pelo TCU, está carregada de preconceito ideológico contra os trabalhadores rurais assentados.
O que diz a MIDIA e o TCU e O que REAFIRMAMOS COMO VERDADE – com comprovação documental que se encontram no processo de prestação de contas no MEC:
1. Que houve desvio de finalidade e recursos para as Secretarias Estaduais do MST
A ANCA teve convênios com o MEC (desde 1999), e sempre realizou um processo seletivo, escolhendo as entidades ESTADUAIS com experiência de educação nos assentamentos, como forma de repasse dos recursos para os alfabetizadores. Temos cópia de TODOS OS CONTRATOS com cada uma das entidades. A Lei 8666 exige licitação ou processo análogo.
Nós fizemos o processo análogo – o processo seletivo das entidades jurídicas estaduais.
2. Não há comprovação da existência do trabalho de alfabetização:
Temos a relação de CADA ALUNO, um por um, nome a nome, nome dos Pais, Município, Assentamento, data de nascimento. E o cadastro dos EDUCADORES, cerca de 2 mil educadores, como endereço, RG/CPF.
Em 2005 este processo foi informatizado pelo MEC, e estas listas encontram-se no site do MEC, no Programa Brasil Alfabetizado (acesso com senha de cada ONG parceira do Programa).
3. Não Há comprovantes de Pagamento dos Educadores:
Entregamos ao MEC, uma FOLHA DE PGMENTO, mensal, de cada estado, onde constam os nomes dos Educadores, que recebiam um valor mensal de 120,00, acrescidos de 7,00 por aluno ( na sua turma, com um máximo de 20 alunos por turma). Este pagamento foi feito pela ANCA para cada Estado, conforme o envio das Folhas de Pagamento.
4. Não há comprovação de Freqüência dos alunos e que os mesmos foram de fato alfabetizados:
Temos as Chamadas ( lista de freqüência) de cada turma, com nome e assinatura da Educadora por turma e assentamento.
Atenciosamente.
ANCA"
Lembrando que "A Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos que atua em diferentes áreas para o benefício de milhares de trabalhadores rurais de diversos movimentos e sindicatos. Trabalha com projetos de educação rural, saúde, cultura, produção e comercialização agrícola. Em parceria com os movimentos sociais, a Anca já alfabetizou, desde 1989, mais de 125 mil jovens e adultos em assentamentos de reforma agrária espalhados pelo Brasil. Em 1995, a Anca recebeu o prêmio Itaú Unicef com o projeto "Por uma Escola Pública de Qualidade nas Áreas de Assentamento"."
Lembrando mais uma vez o camarada Lenin: "Os capitalistas chamam 'liberdade' a dos ricos de enriquecer e a dos operá-rios para morrer de fome. Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário